quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Santíssima Trindade

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Nosso Senhor Jesus Cristo quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, do Espírito Santo e d'Ele mesmo como Deus. 


As três pessoas da Santíssima possuem a mesma natureza divina, a mesma grandeza, bondade e santidade.  Apesar disso, tem se observado que certas atividades são mais apropriadas a uma pessoa que a outra: a Criação é mais apropriada ao Pai, a Redenção ao Filho e a Santificação, ao Espírito Santo.  Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria. 

Santo Agostinho  tentou exaustivamente compreender este mistério.  Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse desvendar o enigma.  Até que deparou-se com uma criança brincando na areia. Fazia ela um trajeto curto, mas repetitivo.  Corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar. Sucessivamente voltava,  enchia o copo e o despejava novamente. Curioso, perguntou à criança o que ela pretendia fazer.  A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho.  Agostinho lhe explicou ser impossível fazer isso. Então a criança lhe disse: “É muito mais fácil o oceano  todo ser transferido para este buraco, do que compreender-se o mistério da Santíssima Trindade”. E a criança, que era um anjo, desapareceu.

Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só o compreenderemos plenamente, na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 

Agostinho escreveu em um de seus livros: “O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão”.

Só existe um Deus, mas n'Ele há três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

I Mostra de Dança Diocesana


A Pastoral da Comunicação da Diocese de Santo André realizará pela primeira vez a Mostra de Dança Diocesana.

Os grupos que participarão da mostra serão: Ministério de Dança Filhos de Israel, Ministério de Dança Nossa Mãe, Cia Sacro Movimento de Dança, Seguidores de Cristo, Ministério de Dança Nossa Senhora das Graças e São Sebastião e Forjoc.

O evento acontecerá no dia 26 de setembro (próximo domingo) no Teatro Conchita de Moraes localizado na Praça Rui Barbosa, 12, Bairro Santa Terezinha em Santo André.


"Louvem o Seu nome com danças." Sl 149,3

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

#PromoçãoMêsDaBíblia

Setembro é o Mês da Bíblia. Mês em que nossa Igreja celebra (ainda mais) a Palavra de Deus, Palavra que está em todos os lugares, até nas mídias sociais.



E pensando nisso, nós, a Pastoral da Crisma da Paróquia Cristo Operário, sortearemos entre os seguidores do Twitter uma Bíblia Sagrada. Para participar é muito fácil, basta seguir-nos no Twitter (@crismacop) e retuitar os tuites da promoção. O sorteio será realizado no final do mês.

Concorra e Evangelize!

sábado, 4 de setembro de 2010

Setembro, Mês da Bíblia

A Palavra de Deus está sempre ao alcance da mão e do coração de quem segue a Deus. E por moção do Espírito Santo, a Palavra vai transformando o coração das pessoas e moldando a comunidade cristã. É claro, supondo um coração aberto, como de discípulo diante do mestre. O profeta Jeremias fez uma experiência profunda: nas mãos de Deus sentiu-se como um vaso de barro nas mãos do oleiro.


As famílias, os grupos e as comunidades que lêem a Bíblia de fato progridem na vivência do Evangelho, em unidade com a vontade de Deus e na comunhão fraterna. A Palavra meditada impulsiona as pessoas a superar o pecado e o azedume, causando certa plenitude espiritual com uma aura de paz e de alegria.

É o encantamento espiritual, a força interior, a capacidade de passar imune pelas tentações que nos rodeiam.

São Francisco de Assis, um dos grandes revolucionários da humanidade, apregoava a vida fraterna em meio ao egoísmo; a vida em Deus, mesmo em meio ao prurido da carne e do consumismo; a alegre adesão à vontade de Deus, vencendo o orgulho e a sede do poder. Quando se chega a uma fraternidade assim, logo se capta o perfume do Evangelho.

Por pedagogia, destinamos o mês de setembro a conhecer a Bíblia. Aliás, primeiro a ter a Bíblia em casa. Depois, a lê-la diariamente. Aprender a meditá-la diante de Deus, num coração orante.

A família aprende a acolher de modo afável seus membros: os pais se relacionam de modo afetivo com os filhos, como Deus, com Seu povo. Os filhos, por sua vez, acolhem os pais de modo pacífico, criando um ambiente sereno e alegre. É o encantamento da família.

É neste ambiente que germinam as vocações cristãs, que se alimentam ideais generosos e se superam obstáculos à felicidade.

Leia e medite a Palavra de Deus.