terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os Dez Mandamentos, Lei Atemporal


A mais de 2500 atrás, no Monte Sinai, um homem chamado Moisés recebeu das mãos do próprio Javé duas tábuas de pedra que continham dez leis escritas por Ele mesmo, e que são conhecidas como os Dez Mandamentos ou Decálogo. Essa passagem está descrita no livro do Êxodo 20, 1-17.


As tábuas continham as seguintes recomendações ao povo de Deus:

01º - Amar a Deus sobre todas as coisas;
02º - Não usar o santo nome de Deus em vão;
03º - Guardar domingos e festas;
04º - Honrar pai e mãe;
05º - Não matar;
06º - Guardar castidade;
07º - Não roubar;
08º - Não levantar falso testemunho;
09º - Não desejar a mulher do próximo;
10º - Não cobiçar as coisas do próximo.

Por serem leis antigas cremos que elas caíram em desuso, que são retrogradas e sem valor. E muitas vezes agimos assim com as escrituras do Antigo Testamento. Porém foi o próprio Cristo que disse: ‘Não penseis que eu vim abolir a lei ou os profetas. Não vim abolir, mas cumprir. Em verdade eu vos digo que até que passem os céus e a terra, nem um jota, nem um tracinho, será abolido da lei ou dos profetas, porque tudo se cumprirá’. (Mt 5, 17-18)

Os Dez Mandamentos não passaram e não passarão, eles são mais atuais do que nunca, como nos diz Jesus. Portanto, devemos ficar vigilantes aos Mandamentos e, se quisermos conquistar o nosso prêmio, segui-los. Difícil, porém não impossível. É só seguirmos o nosso exemplo maior, o Cristo.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Hino da Campanha da Fraternidade 2011


Esse ano a Campanha da Fraternidade terá  como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema será "A criação geme como em dores de parto" (Rm 8, 22). Ouçam o hino da campanha: