terça-feira, 25 de janeiro de 2011
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Sofrimentos
Resenha do livro “Quando o sofrimento bater à sua porta”, do Padre Fábio de Melo
Os sofrimentos fazem parte da vida e querendo ou não, eles virão ao longo do caminho. O segredo está não necessariamente em não sofrer, mas saber lidar com o sofrimento. Os sofrimentos começam antes mesmo de nascermos, no processo de nascimento, de contrações para sermos expulsos do útero de nossas mães. E que já nos da a idéia de que ao longo da vida, encontraremos caminhos fechados, difíceis, duros de serem enfrentados, mas que é necessário sempre enfrentar.
Os sofrimentos surgem com os limites que encontramos. Limite que pode ser o fim ou o começo depende por que prisma olhamos e a forma que damos as situações. Talvez seja interessante lidarmos com o limite como uma fronteira a ser passada para uma nova história, um novo desafio, não necessariamente o fim de nossas possibilidades.
Ao experimentar-se limitado, o ser humano vive a bonita possibilidade de descobrir a Deus como resposta e complemento para tudo o que lhe é ausente. Ele prova de Deus. O limite ele precisa ser percebido e precisa cuidado e respeito; mas não medo, como se fosse algo impossível de ser encarado, mas sim o respeito como algo que precisa uma atenção melhor, um cuidado maior, um empenho melhor para que tal barreira seja ultrapassada.
Mas por que sofrer? Muitos fazem essa pergunta. Sofremos por que não conseguimos tudo aquilo que queremos, não ouvimos o que queremos ouvir, não realizamos todos os sonhos, não temos o amor de pessoas que amamos. Logo, se o sofrimento é inevitável, precisamos encontrar uma maneira de sofrer, de lidar com o sofrimento. Muitos optam por se render aquela situação e estacionam suas vidas naquele acontecimento e a vida perde sentido, perde brilho. Culpam Deus muitas vezes pelos acontecimentos, questionam a ele o por quê com ele, por quê suas famílias. Questionam se não havia uma possibilidade das coisas serem evitadas.
Mas Deus simplesmente não pode mudar as coisas, não pode fazer com que ao plantarmos limão, colhemos laranja; não podemos querer que ele faça de um circulo, um quadrado. Cometemos muitos erros como: dirigir embriagado, em alta velocidade, sem cinto de segurança, burlamos regras e todas essas causas geram conseqüências e ele não pode mudar a lógica das coisas. O milagre nasce nos pequenos cuidados que tomamos diariamente.
Outros são mais ousados e encontram nos sofrimentos, sentimentos nunca vividos, novos caminhos a serem percorridos, novas formas de olhar a vida, novos comportamentos, novos cuidados com as pessoas. Não é simples lidar com ousadia, requer coragem, comprometimento, força. Mas o sucesso muitas vezes só é alcançado se o esforço for grandioso. Mas outra pergunta deve ser feita: Nossos sofrimentos são verdadeiros? Muitas vezes sofremos por coisas simples, por mentiras, por coisas pequenas freqüentes ao nosso dia a dia.
O sofrimento faz parte da vida e não podemos fechar a porta a ele, mas lidarmos como uma nova oportunidade para pensar melhor sobre a vida, nossas atitudes, nossos valores e fazer de nossa vida e nossas relações, melhores.
sábado, 15 de janeiro de 2011
Juventude quer ser tema da Campanha da Fraternidade de 2013
Tweet
O Setor Juventude da CNBB está organizando um abaixo assinado para solicitar aos bispos que escolham a juventude com tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A meta é reunir um milhão de assinaturas até o dia 17 de abril de 2011.
Cartaz da campanha de 1992.
Na carta que anuncia a petição, o bispo referencial do Setor Juventude, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, SDB, pediu o envolvimento de todas as pastorais, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades e organismos na causa: “Temos muitos motivos para fazer este pedido aos nossos pastores, mas ele só se tornará realidade se você colaborar, espalhando por todo Brasil – em nossos grupos, encontros, assembléias, retiros, eventos, escolas, universidades e paróquias – esta petição”.
Em sua trajetória de 46 anos de história, a Campanha da Fraternidade já abordou a juventude como tema. Foi em 1992, com o lema Juventude Caminho Aberto. O objetivo geral propôs que a Igreja e as pessoas de boa vontade se comprometam com a juventude, como agente de uma nova evangelização e como força transformadora da Igreja e da sociedade.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Encontrão: 'Conto Contigo'
No dia 11 de dezembro, no Sagrado Coração de Jesus, aconteceu a segunda edição do nosso Encontrão. Esse evento reúne todos os crismandos e catequistas de Crisma da Paróquia, e por ser realizado no Advento, voltamos nossos pensamentos ao menino Deus.
Esse ano o tema de nosso Encontrão (inspiração retirada de uma canção do Ministério Missionário Shalom) foi ‘Conto Contigo’.
Participaram do encontro cerca de 200 jovens, que tiveram durante o dia palestras, música, dança, teatros, dinâmicas, intercessão, adoração ao santíssimo, penitência, comunhão (sem falar do super lanche que nos foi servido). Além dos participantes, havia muita gente suando a camisa pela evangelização.
Assinar:
Postagens (Atom)