sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sofrimentos


Resenha do livro “Quando o sofrimento bater à sua porta”, do Padre Fábio de Melo

Os sofrimentos fazem parte da vida e querendo ou não, eles virão ao longo do caminho. O segredo está não necessariamente em não sofrer, mas saber lidar com o sofrimento. Os sofrimentos começam antes mesmo de nascermos, no processo de nascimento, de contrações para sermos expulsos do útero de nossas mães. E que já nos da a idéia de que ao longo da vida, encontraremos caminhos fechados, difíceis, duros de serem enfrentados, mas que é necessário sempre enfrentar.


Os sofrimentos surgem com os limites que encontramos. Limite que pode ser o fim ou o começo depende por que prisma olhamos e a forma que damos as situações. Talvez seja interessante lidarmos com o limite como uma fronteira a ser passada para uma nova história, um novo desafio, não necessariamente o fim de nossas possibilidades.

Ao experimentar-se limitado, o ser humano vive a bonita possibilidade de descobrir a Deus como resposta e complemento para tudo o que lhe é ausente. Ele prova de Deus. O limite ele precisa ser percebido e precisa cuidado e respeito; mas não medo, como se fosse algo impossível de ser encarado, mas sim o respeito como algo que precisa uma atenção melhor, um cuidado maior, um empenho melhor para que tal barreira seja ultrapassada.

Mas por que sofrer? Muitos fazem essa pergunta. Sofremos por que não conseguimos tudo aquilo que queremos, não ouvimos o que queremos ouvir, não realizamos todos os sonhos, não temos o amor de pessoas que amamos. Logo, se o sofrimento é inevitável, precisamos encontrar uma maneira de sofrer, de lidar com o sofrimento. Muitos optam por se render aquela situação e estacionam suas vidas naquele acontecimento e a vida perde sentido, perde brilho. Culpam Deus muitas vezes pelos acontecimentos, questionam a ele o por quê com ele, por quê suas famílias. Questionam se não havia uma possibilidade das coisas serem evitadas.

Mas Deus simplesmente não pode mudar as coisas, não pode fazer com que ao plantarmos limão, colhemos laranja; não podemos querer que ele faça de um circulo, um quadrado. Cometemos muitos erros como: dirigir embriagado, em alta velocidade, sem cinto de segurança, burlamos regras e todas essas causas geram conseqüências e ele não pode mudar a lógica das coisas. O milagre nasce nos pequenos cuidados que tomamos diariamente.

Outros são mais ousados e encontram nos sofrimentos, sentimentos nunca vividos, novos caminhos a serem percorridos, novas formas de olhar a vida, novos comportamentos, novos cuidados com as pessoas. Não é simples lidar com ousadia, requer coragem, comprometimento, força. Mas o sucesso muitas vezes só é alcançado se o esforço for grandioso. Mas outra pergunta deve ser feita: Nossos sofrimentos são verdadeiros? Muitas vezes sofremos por coisas simples, por mentiras, por coisas pequenas freqüentes ao nosso dia a dia.

O sofrimento faz parte da vida e não podemos fechar a porta a ele, mas lidarmos como uma nova oportunidade para pensar melhor sobre a vida, nossas atitudes, nossos valores e fazer de nossa vida e nossas relações, melhores.

2 comentários:

  1. Esse livro do Pe Fabio de Melo, como muitos outros dele, é muito interessante. Ajuda a pensar, refletir sobre muitas coisas que acontecem ao longo da vida. Indico a todos

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa inevitavel na vida das pessoas é o sofrimente , independente seja ele qual for. Ninguem tem um sorriso no rosto 24hs por dia , e se tem tem algo escondendo por de traz.É caindo que a gente aprende a se levanta. e assim a gente vai vivendo , mais se pudessemos escolher , talvez nao sofreria , sofrer doi , maxuca , mais como disse eh inevitavel. Lindo Post Juuh ... Anjo *-*
    By : MoniqueVitorio ( ex- crismanda )

    ResponderExcluir