Tweet
Todos podem fazer jejum, sejam idosos, jovens, adultos, gestantes, estejam cansados ou doentes. Todos podem jejuar sem que isso lhes faça mal, mas pelo contrário, lhes faça bem. Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo, imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa, que elas não vão conseguir fazer.
O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes: “jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer”. O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.
É bom que você tome tranqüilamente seu café da manhã, como se faz todos os dias, e a partir daí, inicie o jejum. Quanto a hora de terminar o jejum, principalmente o jejum completo, Nossa Senhora de Medjugorje fala em encerrá-lo às quatro da tarde. Você pode terminá-lo às cinco, às seis ou às oito horas da noite. O importante é ser comedido e agir com sabedoria.
É fundamental ter em mente que não estamos nos submetendo a um teste de resistência. Não precisamos provar nada a ninguém, nem a nós, nem ao Senhor. O objetivo do jejum é nos encontrar com Deus, favorecer a oração e nos disciplinar. Ele serve para nos abrir à graça da contemplação, da intercessão e da unção do Espírito Santo.
Existem várias modalidades de jejum, trataremos, no entanto, somente de quatro tipos que poderão ser de grande proveito para você.
Jejum da Igreja
Esse tipo de jejum é extremamente simples. Você deve tomar o café da manhã normalmente e depois fazer apenas uma refeição, almoçar ou jantar. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples. Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.
Jejum a pão e água
Nesse segundo tipo de jejum, deve-se comer pão quando se tem fome e beber água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais. Não se trata de comer pão e beber água ao mesmo tempo. Pelo contrario, é preciso evitar isso, pois nosso tipo de pão, quando comido com água, geralmente fermenta no estômago, provocando dor de cabeça.
Jejum à base de líquidos
O terceiro tipo de jejum requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar líquidos. Essa é uma modalidade muito boa de jejum, que refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina. Tratando-se de líquidos, temos uma grande variedade de opções e de combinações possíveis: água, chás, sucos de frutas, sucos de legumes, água de coco, entre outras; todas elas nos mantêm alimentados e bem dispostos sem a quebra do jejum.
O Jejum completo
Nesse quarto tipo de jejum, não se come coisa alguma e só se bebe água. É recomendável que, antes de experimentar essa forma de jejum, você já tenha feito o jejum a pão e água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino. No jejum completo, é fundamental beber várias vezes ao dia. Não é bom fazer jejum a sem tomar água. É possível fazer jejum sem ingerir mesmo água, porém só as pessoas bem experientes devem tentar fazê-lo.
Agora, com uma nova compreensão do jejum, comece a praticá-lo, pois isso seguramente trará benefícios a você e ao Corpo de Cristo. Deus abençoe o seu jejum.
Fonte: "Práticas de Jejum", Pe. Jonas Abib
Nenhum comentário:
Postar um comentário