terça-feira, 29 de março de 2011

Passeio da Crisma


Em um domingo com espectativa de muita chuva a única coisa que se viu foi muito calor. Mais calor humano do que o proporcionado pela natureza, mas ainda sim calor. Esse  foi o passeio da Crisma da Cristo Operário. Mais uma vez Deus foi infalível.







quarta-feira, 16 de março de 2011

Campanha da Fraternidade e a Quaresma

A Campanha da Fraternidade foi lançada na Quarta-Feira de Cinzas, juntamente com o início da Quaresma, chamando a atenção das pessoas para as causas ambientais. E isso não é uma coincidência, pois para a Igreja uma completa a outra, uma fundamenta os objetivos da outra.


O objetivo da Igreja Católica é despertar o espírito da Quaresma, de conversão, renovação, penitência, caridade, ajuda ao próximo, para realização das ações comunitárias, transformação das injustiças sociais abordadas anualmente pela Campanha da Fraternidade. Desta forma é chamada a atenção do povo, dos fiéis, da sociedade, para tratar questões especificas do mundo (nesse ano os problemas ambientais).

Sendo assim, aproveite o tempo de mudança e mude seus hábitos relacionados ao meio ambiente, passe a economizar água, não jogar lixo na rua, pratique a reciclagem. Aproveite o tempo de oração e reze para que as pessoas mudem seus comportamentos, os governos e empresários criem formas de se proteger o meio ambiente. Acreditando que é possível, agindo de acordo com suas possibilidades e confiando em Deus os problemas poderão ser solucionados.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Conheça o significado da Quaresma


Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa e onde devemos nos preparar para uma vida nova, com jejum e penitência, renascendo com Jesus e deixando o que era velho para trás.


Essa celebração existe desde os Apóstolos, que determinaram esses 40 dias de preparação em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Na Bíblia o número quatro simboliza o universo material e os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

A Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa pela manhã, sendo um período destinado à reflexão e conversão espiritual. Ou seja, devemos nos aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.

No tempo da Quaresma a Igreja utiliza a cor roxo, que simboliza penitência e contrição. Além disso o Evangelho proclamado na Quarta-Feira de Cinzas nos dá três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

Devemos viver a Quaresma como um período de retiro espiritual voltado à reflexão, nos recolhendo em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo ressuscitado na Páscoa, morrendo com Ele e revivendo com Ele.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011


A Quaresma está se aproximando e com ela a Igreja Católica, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), coloca em prática a Campanha da Fraternidade. Essa campanha acontece desde 1964, e todos os anos, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para problemas que afetam o mundo e buscando alternativas cristãs para resolução de tais problemas.


Neste ano de 2011 a Campanha da Fraternidade chama a atenção para o Meio Ambiente e propõe o tema: “Fraternidade e Vida No Planeta” e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O objetivo é despertar os olhares das pessoas para os problemas causados pelas mãos humanas a natureza, gerando mudanças climáticas, aquecimento global, destruições de florestas, entre outras coisas. Esses problemas podem levar com o passar os anos a extinção de muitos animais, inclusive a vida humana. E a forma mais eficiente para resolvermos o problema é através da mudança de hábitos, respeito a natureza. Os governos e representantes da sociedade podem propor atitudes para que empresas diminuam a quantidade de toxinas jogadas na atmosfera, mas cada pessoa pode e deve fazer sua parte através da mudança de muitas atitudes diárias como a reciclagem, não jogar lixo nas ruas, economizar água.

Deus criou o mundo e deu ao ser humano a responsabilidade de cuidar dele, porém com o passar dos anos estamos destruindo e tornando difícil a vida humana nesta obra perfeita de Deus. Ainda é possível resolver o problema, mas para que isso acontece, depende da minha e da sua atitude.