Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa e onde devemos nos preparar para uma vida nova, com jejum e penitência, renascendo com Jesus e deixando o que era velho para trás.
Essa celebração existe desde os Apóstolos, que determinaram esses 40 dias de preparação em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Na Bíblia o número quatro simboliza o universo material e os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
A Quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa pela manhã, sendo um período destinado à reflexão e conversão espiritual. Ou seja, devemos nos aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.
No tempo da Quaresma a Igreja utiliza a cor roxo, que simboliza penitência e contrição. Além disso o Evangelho proclamado na Quarta-Feira de Cinzas nos dá três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Devemos viver a Quaresma como um período de retiro espiritual voltado à reflexão, nos recolhendo em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo ressuscitado na Páscoa, morrendo com Ele e revivendo com Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário