A Quaresma está se aproximando e com ela a Igreja Católica, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), coloca em prática a Campanha da Fraternidade. Essa campanha acontece desde 1964, e todos os anos, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para problemas que afetam o mundo e buscando alternativas cristãs para resolução de tais problemas.
Neste ano de 2011 a Campanha da Fraternidade chama a atenção para o Meio Ambiente e propõe o tema: “Fraternidade e Vida No Planeta” e o lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22). O objetivo é despertar os olhares das pessoas para os problemas causados pelas mãos humanas a natureza, gerando mudanças climáticas, aquecimento global, destruições de florestas, entre outras coisas. Esses problemas podem levar com o passar os anos a extinção de muitos animais, inclusive a vida humana. E a forma mais eficiente para resolvermos o problema é através da mudança de hábitos, respeito a natureza. Os governos e representantes da sociedade podem propor atitudes para que empresas diminuam a quantidade de toxinas jogadas na atmosfera, mas cada pessoa pode e deve fazer sua parte através da mudança de muitas atitudes diárias como a reciclagem, não jogar lixo nas ruas, economizar água.
Deus criou o mundo e deu ao ser humano a responsabilidade de cuidar dele, porém com o passar dos anos estamos destruindo e tornando difícil a vida humana nesta obra perfeita de Deus. Ainda é possível resolver o problema, mas para que isso acontece, depende da minha e da sua atitude.
Por: Juliano Germano
Nenhum comentário:
Postar um comentário