sexta-feira, 9 de março de 2012

Fraternidade e Saúde Pública


Um evento importante para nós, da Igreja Católica, mais uma vez deu as caras em 2012, como sempre, veio na Quarta-Feira de Cinzas e se entenderá por toda a Quaresma. Não sabe do que se trata? É a Campanha da Fraternidade! Para quem ainda não sabe, ela está conosco há 50 anos. Foi lançada nacionalmente no dia 26 de dezembro de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte, com o objetivo que até hoje prevalece de incentivar os fiéis a solidarizar-se com problemas que não são individuais, e sim coletivos.


Eis que a CF 2012 surge com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e com o lema de um versículo do livro do Eclesiástico: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo 38,8). Não deixando de ressaltar que foi um tema propício, já que em 2012 teremos eleições municipais e que a saúde do país é precária, possivelmente esse será um tema bastante citado pelos políticos, então podemos fazer a diferença com a campanha, já que o tema serve para refletir sobre a realidade da saúde no Brasil.

Além do mais, com bastante articulação dos companheiros da Coordenação Nacional, a campanha conseguiu 12 entidades, movimentos e pastorais que apoiaram a causa, desde Pastorais que defendem os idosos a Movimentos de Direitos sociais, entre outros.

Todos os anos o tema é diferente. Em 2011, por exemplo, tivemos "Fraternidade e a Vida no Planeta". Esse ano, aproximadamente 15 temas foram propostos, mas a escolha foi unânime pelos bispos do CONSEP e Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pois há todo um processo de consulta às comunidades, pastorais e agentes antes da decisão ser tomada, e também, na elaboração do hino, onde é citado vários versículos da Bíblia, a participação popular é ampla.

A prática de gestos concretos é um dos pilares da CF, é uma das coisas que a população pode fazer, aliás, que todos nós podemos nos envolver e não nos fará mal, pelo contrário, podemos ser solidários e fazer com que a Campanha da Fraternidade faça mais 50 ou 100 anos! Que não só a saúde se difunda sobre a terra, mas também a fé e o amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário