A Quaresma tem como significado os 40 dias que Jesus ficou no deserto. A igreja nos convida nesses 40 dias a analisar nossos comportamentos, atitudes, valores, nossa relação com Deus. Ela começou na Quarta-Feira de Cinzas e vai até a Quinta-Feira Santa. As cinzas que recebemos no início da quaresma mostram como devemos ser e agir em nossas vidas, reconhecendo que não somos donos dela e de que somos pó e ao pó retornaremos. (Gênesis, 19).
A cor litúrgica desse tempo é o Roxo, que significa penitência. É o momento de rever a vida e abandonar o pecado em preparação para a páscoa. Não deve ser vivido com tristeza, pois somos convidados a estar mais próximos de Deus e isso jamais pode significar tristeza, mas paz, alegria, amor.
Nos 40 dias em que Cristo ficou no deserto, Ele venceu o demônio pela oração e Jejum. A igreja também nos recomenda praticar a oração, o jejum e a caridade nesse tempo, para vencermos as tentações, as dificuldades e retomar a proximidade de Deus, algo que é retirado pelo pecado.
A oportunidade nos é dada, vamos aproveitar a chance que temos de melhorar nossas vidas, abrir mão daquilo que nos afasta do verdadeiro sentido da vida, a salvação eterna. Vamos agir mais como irmãos, levando ao outro amor, respeito, atenção. Busquemos nos aproximar de Deus, através das missas, orações e penitências e assim teremos nossas vidas transformadas, não por 40 dias, mas para a vida inteira.
Por: Juliano Arcanjo
Nenhum comentário:
Postar um comentário